Breaking News

FNE participa da escolha da Comenda Zilda Arns 2020 durante 67ª Reunião Extraordinária do CNS

A presidenta da FNE, Shirley Morales, participou da 67ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Na pauta estava a análise do Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas do 3º Quadrimestre de 2020 do Ministério da Saúde (MS).

O encontro virtual realizado em 26/03, também incluiu discussões sobre as atividades que seriam desenvolvidas pelo controle social na Semana da Saúde, que acontece de 05 a 11 de abril, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 07.

Pesquisadora Jaqueline Góes de Jesus

E para encerrar o encontro, os conselheiros nacionais chegaram a um denominador em relação a “Comenda Zilda Arns 2020”, uma distinção puramente honorífica, que possui o objetivo de reconhecer o mérito do trabalho de pessoas que tenham se dedicado ao processo de desenvolvimento do SUS e da garantia do direito humano à saúde.

A condecorada será a pesquisadora Jaqueline Góes de Jesus. Uma cientista brasileira que integrou a equipe que mapeou os primeiros genomas do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Brasil, em apenas 48 horas, após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no país. A média no resto do mundo para esse mapeamento foi de 15 dias. O sequenciamento genético permitiu diferenciar o vírus que infectou o paciente brasileiro do genoma identificado em Wuhan, no epicentro da epidemia na China. Jaqueline é doutora em Patologia Humana e Experimental, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e, atualmente, desenvolve pesquisas em nível de pós-doutorado no Instituto de Medicina Tropical de São Paulo da Universidade de São Paulo (IMT/USP).

FONTE: Ascom Seese com informações do site do CNS

Check Also

Enfermeiros de Poço Redondo continuam sem pagamento e podem recorrer à Justiça, alerta Seese

Na última quinta-feira, dia 12, a diretoria do Seese junto a sua assessoria jurídica, realizou …