A presidenta da FNE e Seese, Shirley Morales, participou na noite desta terça-feira, dia 27, de uma live promovida pelo Fórum Nacional da Enfermagem, com o objetivo de mobilizar os profissionais de enfermagem de todo o Brasil, em relação ao Ato Nacional que será realizado no dia 05 de agosto, em Brasília. Diante da pandemia, a Enfermagem foi muito importante no enfrentamento e sempre defendeu o SUS, desde a 8ª Conferência de Saúde Pública.
Denominado “Valorizar a Vida é Valorizar o SUS”, o Ato Nacional terá início às 12h30, no dia 05/08, na Praça das Bandeiras, na Esplanada dos Ministérios. O dia escolhido foi justamente em alusão ao Dia Nacional da Saúde para celebrar a data de nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século XX. A data foi instituída em 1967 e além de ser uma homenagem e promoção de reflexão acerca do modelo de cuidado em saúde, é um chamado à ampla mobilização em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). E a escolha do local reflete diretamente no desrespeito do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, por não ter colocado o PL 2564/2020, na pauta de votação. O PL trata do piso salarial nacional e regulamentação da jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem.
O objetivo do Ato Nacional, que contará com a participação de trabalhadores, dirigentes sindicais e parlamentares, é chamar a atenção dos brasileiros e dos demais parlamentares para a aprovação do PL 2564/2020. Além das manifestações, haverá uma Audiência Pública sobre o PL 2564 na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, às 15h. Essa Audiência contará com a presença do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto. Todo o ato será transmitido pelo Facebook do Fórum Nacional da Enfermagem (www.facebook.com/forumnacionaldaenfermagem) e compartilhado pelas entidades representativas.
FONTE: Ascom Seese