A presidenta da FNE e do Seese, Shirley Morales, participou na noite desta quinta-feira, dia 29/10, de mais um debate em defesa do SUS. Promovido pela TV Bancários, o bate-papo foi exibido no programa e redes sociais do Sindicato, bem como pela TV Comunitária (canal 12 da Net), em Brasília.
Na última semana de outubro, o SUS esteve na mira da privatização, mas a mobilização da sociedade, através do Conselho Nacional de Saúde (CNS) garantiu uma derrota do Governo de Jair Bolsonaro e seu decreto foi revogado um dia após a publicação no Diário Oficial da União (DOU).
O debate contou com a participação de Shirley Morales e de Marjorie Chaves, doutoranda em Política Social, coordenadora do Observatório da Saúde da População Negra (PopNegra), vinculado ao Núcleo de Estudos de Saúde Pública (Nesp/Ceam-UnB).
Durante o programa, as debatedoras relataram os ataques que estão sendo realizados contra o SUS. Vale ressaltar que a iniciativa de privatizar a saúde e outros setores essenciais teve início no governo de Fernando Henrique Cardoso. Foi realizado um apanhado histórico acerca desse tema até os últimos acontecimentos.
Acompanhe o debate assistindo o vídeo abaixo:
FONTE: Ascom Seese