Foi realizada nesta quinta-feira, dia 07, uma plenária preparatória para o Seminário Regional Nacional de Saúde das Mulheres da Região Norte que terá sua abertura hoje, dia 08. O evento é coordenado e promovido pelo Conselho Nacional de Saúde. A reunião também foi acompanhada pela mobilizadora responsável pela região Norte, Helena Piragibe.
A presidenta da FNE, do Seese e coordenadora adjunta do CISMU-CNS, Shirley Morales, relatou que o intuito do Seminário é debater a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, implementação das propostas aprovadas na 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres e o fortalecimento da participação do movimento de mulheres no Controle Social. Durante a reunião, as participantes relataram as dificuldades e problemas encontrados no Pará, como acesso a exames e cuidados mínimos com a saúde das mulheres, dificuldade econômica, a inobservância governamental quanto à cultura e tradições, combate a violência obstétrica, as atividades das PIC’s, entre outros.
Estes ciclos de debates preparatórios ocorrem através de seminários estaduais e regionais durante todo esse mês de outubro. O resultado final desses debates será apresentado no Encerramento do Seminário em 25 de novembro. É importante ressaltar que os debates em torno da Política de Saúde das Mulheres farão parte da etapa preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para acontecer em 2023.
Participarão do evento conselheiras nacionais, estaduais e municipais de saúde, lideranças femininas de movimentos sociais que representam a diversidade das mulheres, trabalhadoras da saúde e gestoras do SUS.
Um dos objetivos desse projeto é fomentar a formação das CISMU’s nos Conselhos Municipais (CMS) e Estaduais (CES) de Saúde.
FONTE: Ascom Seese