A vice-presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros e Presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe(SEESE), Shirley Morales, participou das atividades do Conselho Nacional de Saúde no 13º Congresso Internacional da Rede Unida que aconteceu no período de 30 de maio a 2 de junho de 2018, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O objetivo do Congresso foi propor o debate em torno da saúde, da educação, da arte e cultura, da participação cidadã, da gestão e do trabalho em saúde na perspectiva do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com o tema “Faz escuro, mas cantamos: redes em re-existência nos encontros das águas”, a 13ª edição do Congresso Internacional da Rede Unida reuniu trabalhadores da saúde, usuários do SUS, pesquisadores, estudantes, professores, gestores e representantes de movimentos sociais.
As atividades objetivaram pautar ações de preparação e organização da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá em julho de 2019, visando evitar retrocessos nos ganhos sociais adquiridos a partir da Constituição de 88 com a universalização da saúde e implementação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante o 13º congresso foram colocadas várias estratégias para melhoria da saúde, além de discutirem como alternativas de enfrentamento aos ataques ao SUS. Os participantes abordaram também formas de movimentar a sociedade e levá-los a entender o que está acontecendo no cenário da saúde pública, como por exemplo, o desmonte das farmácias populares, e como o ataque à democracia afeta diretamente a oferta universal da saúde no país.