A presidenta da FNE, Shirley Morales, participou nesta segunda-feira, dia 09, de uma reunião com os dirigentes das entidades sindicais da Mesa de Negociação do ACT 2020/2021 da EBSERH. Na oportunidade, os sindicalistas fizeram uma avaliação preliminar dos encaminhamentos das categorias acerca das propostas da EBSERH. Foram discutidas as cláusula do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT mais prejudiciais os direitos dos trabalhadores.
Porém, o que mais preocupou os dirigentes sindicais da FNE, FENAFAR, CONDSEF/FENADSEF e FENAM, foi a denúncia dos trabalhadores em relação a live realizada pela gestão da EBSERH para pressionar a aceitar as propostas da empresa. O resultado? Trabalhadores coagidos e receosos a ir contra a gestão, temerosos em sofrer retaliação.
Os sindicalistas sentiram-se desrespeitados com a ação e atitude da gestão, uma vez que, são entidades legalmente constituídas para representar os interesses de suas categorias. A prática antissindical cometida pela empresa atravessa o diálogo que as confederação e federações já estavam realizando com suas bases sobre as propostas da EBSERH. A CONDSEF/FENADSEF elaborou uma Moção de Repúdio que foi subscrita pelas FNE e aguarda avaliação das demais entidades sindicais para ratificar o documento.
FONTE: Ascom Seese