“Esse é um problema muito grave, porque não foi o que se tentou acordar durante as audiências de mediação no Ministério Público do Trabalho entre o Sindicato, a FHS e a Ebserh”, foi o que disse a presidente do Sindicato dos Enfermeiros Shirley Morales, sobre as denúncias relatadas durante Assembleia realizada hoje à tarde, na sede do Seese com os enfermeiros do Hospital Regional de Lagarto.
O que seria um encontro para discutir a Federalização do Hospital tornou-se uma assembleia para escolha de nova lotação o que causou insegurança e temeridade aos empregados da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). Na ocasião, os enfermeiros que fizeram de Lagarto sua moradia fixa, relataram que foram pressionados pelo próprio superintendente da FHS da cidade e não haveria possibilidade da Ebserh acolher esses trabalhadores mesmo som ônus para a empresa e que também não haveria interesse da Fundação em ceder seus empregados para a Ebserh sob nenhuma hipótese. Neste caso, os funcionários deveriam fazer três opções de novas lotações e nenhuma das alternativas contemplava a possibilidade de permanecer no Hospital Regional de Lagarto.
Para a direção do Seese, a superintendência praticamente coagiu os enfermeiros a escolherem outros locais. “Essa é uma situação muito complicada porque o superintendente do Hospital faz afirmação em reunião com os empregados que o critério de transferência seria a ordem de classificação do concurso público e que Lagarto realmente não faria parte dessas opções”, disse Shirley. Porém, nas audiências de mediação, a Ebserh ficou de analisar a proposta do Sindicato em acolher os trabalhadores que desejarem se manter em Lagarto sejam cedidos do Estado, desde que os custos deles continuem sendo pagos pelo Governo Estadual. E como propôs o Seese, os empregados que optarem por mudar a lotação, tenham prioridade na escolha do seu novo local de trabalho e recebam um valor adicional para compensar os transtornos.
O Sindicato encaminhará ao MPT a lista dos profissionais que querem permanecer trabalhando no Hospital Regional de Lagarto. Como também, dos que desejam mudar sua lotação.