Enfermeiros do município de São Cristóvão participaram ontem, dia 04, de uma Assembleia na sede do Seese para relatar o que ficou determinado na última reunião realizada com a gestão municipal no fim de março, além de deliberarem sobre a recomposição salarial, Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) e assuntos relacionados a estrutura das Unidades de Saúde da Família (USF). Desta forma, ficou combinado que será montada uma comissão de enfermeiros para produzir uma proposta do PCCV que será unificada com os demais sindicatos da área da saúde do município, tornando-o em processo de construção coletiva.
Já em relação a recomposição salarial, ficou definido que será feito um resgate desde 2010, como também do reajuste linear de 2017. Mas é importante lembrar que após 30 dias de greve no ano de 2016, a gestão pagou o reajuste salarial de 2015/2016 inferior a recomposição. E isso também deverá ser readequado.
Durante a assembleia, os enfermeiros relataram que em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), o serviço de limpeza e recolhimento dos resíduos sólidos é extremamente precário impossibilitando que os profissionais exerçam suas atividades laborais. Dessa forma, a direção do Seese irá elaborar um relatório para notificar a Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo Shirley Morales, “Caso não haja uma solução imediata para este problema, não haverá condição alguma dos enfermeiros continuarem exercendo suas atividades nessas unidades. Pois quando existe ausência ou precarização do serviço de limpeza e do não gerenciamento dos resíduos sólidos adequadamente, compromete a segurança não apenas do trabalhador, mas do paciente também”, disse a presidente do Seese, acrescentando que as visitas domiciliares só estão sendo realizadas em algumas unidades quando o trabalhador utiliza o seu próprio veículo para se locomover, sem nenhuma ajuda de custo por parte da prefeitura. “Precisa regularizar essa situação porque o trabalhador está tendo prejuízo e não tem como sustentar essa situação que é obrigação da gestão”.
Em resposta aos ofícios enviados pelo Seese solicitando uma reunião, o prefeito Marcos Santana (PMDB) e a secretária municipal de saúde, Joélia Silva, se encontrou no dia 30 de março com a diretora do Seese, Renata Carvalho e os demais representantes sindicais da área da saúde. Na ocasião, o prefeito informou que realmente tem o interesse em implantar o PCCV no município e a secretária de saúde, Joélia Silva, se comprometeu de encaminhar um cronograma de reuniões com cada representação.