Breaking News

Enfermeiras da FHS de Lagarto participam de Assembleia na sede do SEESE


Na tarde de ontem (24), enfermeiras da FHS-Lagarto compareceram na assembleia que ocorreu na sede do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe(Seese). A pauta da reunião foi a transferência dos enfermeiros da FHS lotados no Hospital Regional de Lagarto para outras unidades hospitalares do Estado. Na oportunidade, a presidente do Seese fez um apanhado das negociações feitas pelo sindicato a partir do momento em que o Governo Estadual realizou a doação do prédio do hospital para a Universidade Federal de Sergipe. À época o reitor da UFS anunciou que a administração do hospital seria de responsabilidade da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e não mais da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). Shirley informou que foi iniciado um processo de mediação junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), que por sua vez já realizou quatro audiências sobre o tema até o momento.
As enfermeiras expuseram que ainda existem 22 profissionais enfermeiros da FHS lotados no hospital e que parte desses empregados precisam se manter no município, uma vez que constituíram família e se domiciliaram em Lagarto. Ressaltaram que já foram realizadas diversas transferências de trabalhadores sem critério definido. A FHS estabeleceu um edital de transferência que os trabalhadores consideram insatisfatório, já que a construção deste não levou em consideração os direitos dos empregados da FHS. A categoria manifesta que muitos aceitam ser transferidos desde que não venham a sofrer prejuízos econômicos nem sociais.
Outro ponto de questionamento das enfermeiras foi com relação a possibilidade de transferência dos empregados da FHS para outros equipamentos de saúde da Secretaria Estadual de Saúde que se localizam no próprio município de Lagarto. A categoria informou que também existe um hospital filantrópico municipal e que a lotação nessas unidades de saúde seria bem-vinda para os profissionais que desejam permanecer em Lagarto.
Durante a reunião, a diretoria do Seese, Shirley Morales e Gabriela Pereira, alertaram para o fato de que tanto os concursados da EBERH quanto os concursados da FHS têm direito a ser lotados no Hospital de Lagarto, pois ambos fizeram concurso específico para essa lotação. Também foi solicitado que as enfermeiras enviassem para o sindicato uma lista atual dos profissionais que atuam em Lagarto, bem como suas reivindicações quanto à local de lotação.
Ao fim da assembleia, Shirley Morales informou que o Seese irá solicitar reunião com a FHS, SES e EBERH para resolver o impasse. Caso a negocião não surta, a presidente do Seese declara que irá pedir reabertura do processo de mediação no MPT e não descarta a possibilidade de judicializar a matéria junto à Justiça do Trabalho.

Check Also

Seese e Sinodonto conquistam importantes avanços na educação permanente em São Cristóvão

No último dia 22 de agosto, a diretoria do Seese, em conjunto com a diretoria …