Foi realizada nesta quarta-feira, dia 23, por videoconferência, mais uma reunião bilateral, pré-processual do Tribunal Superior do Trabalho (TST), referente às negociações trabalhistas com o setor privado representado pelo CNSaúde – Confederação Nacional de Saúde, e com a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde (CNTS) e da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE).
Como havia sido combinado na última reunião realizada no final de maio, as entidades enviaram suas propostas para o juiz auxiliar da vice presidência do TST, Gionavi Olsson.
Durante o acesso remoto, os integrantes discutiram as propostas, entre elas a que abordava as testagens para Covid-19, mas não chegaram a um consenso. A CNSaúde propôs que as testagens fossem realizadas apenas nos profissionais sintomáticos. Por questões de saúde pública, a presidenta da FNE, Shirley Morales, enfatizou sobre a importância em realizar os testes pelo menos em todos casos suspeitos sejam eles sintomáticos ou assintomáticos. Para a FNE, assim como para a CNTS o ideal seria a realização da testagem periódica em todos os profissionais de saúde.
Na pauta que tratava sobre o afastamento, como recomenda os protocolos do Ministério da Saúde (MS), das profissionais gestantes, lactantes e daqueles que pertencem ao grupo de risco, para exercerem suas atividades em ambientes com o menor risco de contaminação da Covid-19, a CNSaúde informou que está avalizando a requisição.
Já a proposta que abordava o tratamento clínico dos trabalhadores acometidos pela doença do coronavírus, a CNTS e FNE sugeriram que o tratamento fosse para todos os profissionais que atuam em diversas áreas da unidade hospitalar e não somente para os que exercem suas funções na ala específica da Covid-19.
A próxima reunião ficou agendada para o próximo dia 29, sendo que ela será unilateral. O TST irá fazer o acesso remotos com as entidades separadas. No dia 02 de julho, será a vez da reunião bilateral com todas as entidades juntas.
FONTE: Ascom Seese