A presidenta da FNE e Seese, Shirley Morales, participou na noite de quarta-feira, dia 29, da plenária do Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde (FENTAS) do Conselho Nacional da Saúde (CNS). Na oportunidade, os participantes realizaram debates e análises das recomendações do Conselho e das atividades das Comissões Intersetoriais.
Em seu momento de explanação, Shirley Morales, que é a coordenadora adjunta da Comissão Intersetorial da Saúde Suplementar (CISS), solicitou à coordenação do FENTAS que nas lives com temáticas da Saúde do Trabalhador, fosse abordado, amplamente, o acompanhamento dos trabalhadores acometidos pela Covid-19, mais precisamente sobre as sequelas e riscos de tê-la de novo no retorno laboral após os 14 dias de afastamento. Além disso, ela sugeriu que fosse construído um modelo de protocolo de saúde do trabalhador no enfrentamento à pandemia para que pudesse ser encaminhado aos Conselhos de Saúde.
Shirley Morales, também reforçou a importância do CNS participar como ‘amicus curiae’ da ação civil pública que pede a inclusão da sorologia como teste diagnóstico da Covid-19 no Rol de Procedimentos da ANS.
FONTE: Ascom Seese