Breaking News

Em reunião do CNS, a FNE debate Recomendação acerca das garantias dos direitos dos trabalhadores da saúde

Por 2021 ser considerado o ano internacional dos Trabalhadores da Saúde e da Assistência, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizou, no dia 09/04, uma reunião virtual com os membros da Mesa Diretora e os coordenadores de suas Comissões Intersetoriais para elaborar uma recomendação acerca das garantias dos direitos dos trabalhadores, bem como, discutir estratégias de mobilização e campanhas em alusão a honra recebida.    

Durante a videoconferência, a presidenta da FNE e conselheira nacional de saúde, Shirley Morales, juntamente com os representantes das coordenações da Câmara Técnica de Atenção Básica (CTAB), das Comissões Intersetoriais de Vigilância e Saúde (CIVIS), de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT), de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), propuseram temas que podem ser abordados nas lives, bem como, enfatizaram a importância de buscar apoio de parlamentares no Congresso Nacional para promover audiências públicas com temas relacionados à valorização desses profissionais, agregando bravura a presença feminina não apenas na área da saúde, mas também nos setores de economia, política entre outros.

 Já com relação a construção de uma nova Recomendação, os participantes analisaram algumas medidas de provimento e proteção dos trabalhadores da saúde no contexto de pandemia, além das medidas já constantes na Recomendação 20/2020. A presidenta da FNE, foi designada para construir o texto inicial da nova recomendação. Após as contribuições das demais Comissões Intersetoriais, o texto final será enviado à Mesa Diretora do CNS para aprovação Ad Referendum.

Além desses assuntos, eles debateram também sobre vacinação da Covid que precisa ter mais celeridade para conseguir vacinar 100% dos trabalhadores, independente da área em que eles atuem; falaram em mobilizar os parlamentares para não aprovar a PEC 32 e o PL 948/2021 que trata da compra de vacinas pelo setor privado. E pediram apoio para aprovar a CPI da Covid.

FONTE: Ascom Seese

Check Also

Enfermeiros de Poço Redondo deliberam greve de 72 horas

Na última quinta-feira, dia 28, a vice-presidenta do Seese, Gabriela Pereira, esteve reunida, por meio …