Durante a Assembleia Geral convocada pela Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), a diretoria do Seese realizou os esclarecimentos aos profissionais que prestam assistência nas redes públicas, privadas e filantrópicas do Estado de Sergipe, referente a ´MOBILIZAÇÃO NACIONAL’ em prol da aprovação do PL 2564/2020 e do Dia Mundial da Saúde (07/04).
Os enfermeiros presentes na Assembleia deliberaram adesão ao movimento que deve ocorrer no dia 07 de abril, em frente ao HUSE, das 12 às 14h, com paralisação das atividades durante o ato público e/ou vigília. A diretoria do Seese pede que os participantes estejam vestidos com seu uniforme, seja ele jaleco, fardamento do HUSE, do SAMU, afim de demonstrar o seu ‘lugar de fala’ no SUS.
Além da vigília na frente do HUSE, TODOS os trabalhadores enfermeiros que prestam assistência em outros estabelecimentos de saúde espalhados no estado de Sergipe e desejam participar deste movimento, podem parar suas atividades no horário das 12 às 14h, desde que realizem uma escala informando os nomes de quem estará no momento da paralisação em frente ao seu local de trabalho. Essa escala/lista deve ser encaminhada para o email do Seese (contato@seese.com.br). Outra orientação da diretoria é que os trabalhadores registrem o momento e publiquem as imagens nas redes sociais (twitter, instagram e facebook) marcando o @seese.ascom e utilizando as hashtags #PorUmSUSForte #EnfermagemValorizada #MelhoresCondiçõesDeTrabalho #AprovaPL2564.
Em razão do Dia Mundial da Saúde, a FNE ressalta que além dos atos e mobilizações em todo o país, haverá audiências públicas abordando o papel da enfermagem no contexto da pandemia, na defesa do SUS e valorização dos profissionais de saúde. Além disso, foi informado que também no dia 07, será realizado a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora – Conclat 2022, que vai enfatizar a defesa dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores do país.
FONTE: Ascom Seese