Após as associações representativas dos grandes operadoras de planos de saúde e serviços privados solicitarem ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a retirada do PL 2564/2020, da pauta de votação, a diretoria do Seese realizou campanha de mobilização para chamar a atenção dos senadores sergipanos a fim de que não pactuem com esse propósito. Dando continuidade às ações, a diretoria do Seese convidou as demais entidades representativas da enfermagem para um encontro virtual, nesta segunda-feira, dia 19, com o senador Alessandro Vieira (Cidadania/SE) para debater o assunto e garantir o apoio do parlamentar.
O PL 2564/2020, de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede/ES), trata da criação do Piso Salarial Nacional para Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e Parteiras. Essa pauta é uma bandeira de luta histórica há muitos anos por todas as entidades representativas da enfermagem.
Durante a videoconferência, a presidenta do Seese fez sugestões propositivas ao senador, entre elas está a gravação de um pronunciamento de apoio ao PL, rebatendo os pontos abordados pelas associações representativas do setor privado da saúde. O objetivo do vídeo é fortalecer os projetos de leis da enfermagem que tramitam tanto no Senado como na Câmara dos Deputados, bem como, reforçar a divulgação nas redes sociais das entidades e durante a Semana Brasileira de Enfermagem que acontece de 12 a 20 de maio.
Alessandro Vieira informou que tem assento no colégio de líderes do Congresso Nacional e que seria possível sim fazer a defesa do projeto, bem como, conversar com a relatora do PL 2564/2020, senadora Zenaide Maia (PROS/RN), além de fortalecer o apoio durante a audiência pública, coordenada pelo Fórum Nacional da Enfermagem, a ser realizada no Congresso Nacional no dia 17 de maio. Aproveitando a ocasião, Shirley Morales convidou o senador para participar de uma live durante a programação da Semana Brasileira da Enfermagem para falar sobre os projetos de leis da Enfermagem.
FONTE: Ascom Seese