A diretoria do Seese participou na última quinta-feira, dia 25/08, da IV Conferência Estadual de Saúde Mental, no Clube do Banese, que apresentou o tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo aos avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
Promovido pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), o evento contou com a participação de 544 delegados que foram eleitos nas Conferências Municipais e Regionais. Destes, uma é diretora do Seese, Sheila Morgana Lima (delegada estadual representando o segmento dos trabalhadores de Sergipe) que junta aos demais delegados(as) tiveram a missão de aprovar 12 propostas sergipanas sobre políticas voltadas para a saúde mental que serão levadas à 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, prevista para acontecer no ano que vem em Brasília/DF.
A conferência foi aberta com a palestra magna “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo aos avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, proferida pela psicóloga e mestre em Saúde Coletiva, Tais Fernandina Queiroz. Um dos destaques do evento foi a homenagem a personalidades ou segmentos que foram proeminentes através dos seus serviços prestados à sociedade no cuidar da saúde mental durante a pandemia. Entre os homenageados estão a presidenta do Seese, Shirley Morales e a ex-diretora, Paula Aparecida de Lima (que atualmente presta assistência no estado da Bahia).
De acordo com a diretora do Seese, conselheira estadual da saúde e membro da comissão organizadora da Conferência, Érica Thaisa Alcântara, o evento vem sendo trabalhado desde o começo do ano através de acompanhamentos aos municípios nas suas Conferências Municipais ou Regionais com o objetivo de firmar as políticas públicas de saúde para fortalecer a rede de Atenção Psicossocial.
FONTE: Ascom Seese