A diretoria do Seese participou na quinta-feira, dia 10, de uma roda de debates sobre saúde pública e assistência social, promovida pela deputada estadual Linda Brasil (PSOL).
Esse projeto da parlamentar que inclui a realização de diversas plenárias, possui o objetivo de inserir toda a população na participação de construção de propostas e ideias que possam ser contempladas no orçamento estadual, tornando-o mais democrático e que atenda às necessidades de todas/os as/os cidadãs/ãos.
Realizada no auditório da Escola do Legislativo de Sergipe (ELESE), o encontro contou com a presença da presidenta do Seese, Shirley Morales, da vice-presidenta, Gabriela Pereira, da primeira secretária, Andréa Lemos e da primeira tesoureira, Alba Suzidarle Brandão. Na ocasião, o debate foi acerca do plano plurianual, e a diretoria do Seese pontuou a necessidade de investimentos em ações de combate ao racismo estrutural e todo tipo de preconceito. O combate à precarização do trabalho, à privatização da saúde e a necessidade de uma melhora na assistência social.
O público presente encaminhou suas propostas à deputada para que ela possa apresentá-las na ALESE e aí poder executivo.
É importante ressaltar que quando há investimentos em capacitação e formação dos profissionais, há um retorno na qualidade e assistência da população. Segundo Shirley Morales, é importante lutar por uma saúde pública integral e universal, que leve em consideração a participação social e as propostas debatidas nas conferências de saúde. “Que a gente possa construir em Sergipe uma saúde do tamanho do povo sergipano, de acordo com as suas necessidades e essas necessidades só podem ser repassada pela própria população. Não pode haver uma decisão verticalizada”.
FONTE: Ascom Seese