Estudantes do 1º período do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (UFS) puderam aprender e compreender na manhã de ontem, dia 29, a importância e a diferença entre as representações da enfermagem. A convite da professora Edilene Hora Mota, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), Shirley Morales, relatou o papel do sindicato e suas lutas, e também, explicou como funciona a Entidade Sindical que representa a categoria, quais são os anseios, como ela procede e age com determinados acontecimentos desordenados e desrespeitosos com os profissionais e pacientes.
Participaram também desta aula os representantes da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), do Conselho Regional de Enfermagem – Se (COREN-SE) e do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).
Na oportunidade Shirley Morales destacou que o Sindicato age na defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus filiados, que cabe a Entidade se dedicar aos estudos da área onde atuam e realizam atividades (palestras, reuniões, cursos) voltadas para o aperfeiçoamento profissional e um melhor atendimento aos usuários de todos os sistemas de saúde, seja da rede privada ou pública. São responsáveis ainda pela organização de greves e manifestações voltadas para a melhoria salarial e condições de trabalho.
Ao abordar esse tema, ela convidou os universitários para participar das próximas manifestações contra a Reforma da Previdência, um assunto que engloba todos os trabalhadores independente de suas profissões. “Gostaríamos de contar com a presença de todos na próxima mobilização que irá acontecer na próxima sexta-feira, dia 31, às três horas da tarde na Praça General Valadão”, disse Shirley Morales, acrescentando que no dia 28 de abril haverá greve em todo o país com o intuito de combater a Reforma da Previdência, terceirizações e reforma trabalhista.