Preocupados com o agravamento da pandemia COVID-19 em Sergipe e com a dificuldade de acesso da população a leitos de UTI/ enfermaria e testagem, sindicalistas estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira, dia 07/08, com representantes das entidades religiosas para debater o assunto.
Com o objetivo de discutir o atual panorama da pandemia no estado, bem como, traçar estratégias e difundir medidas de promoção e prevenção à saúde, a presidenta do Seese, Shirley Morales apresentou dados recentes, a exemplo da evolução da infecção que subiu para 1.14 no Estado. “O aumento progressivo desse coeficiente é preocupante. O ideal é estar abaixo de 1.0 para estabilizar a questão da curva de contágio. Essa situação mostra que o pico ainda não chegou em nosso estado. A aglomeração de pessoas no comércio e em outras atividades, associada ao fato de que muitas pessoas não estão usando a máscara e ainda estamos com um número reduzido de leitos de UTI, pode ocasionar o caos no sistema de saúde estadual”.
Diante de um cenário como este, os templos/igrejas/espaços religiosos tem um papel essencial diante da sociedade. Pois muitas pessoas estão recorrendo a fé e suplicando a Deus por uma cura e dias melhores. Uma parceria foi firmada entre essas entidades religiosas e os sindicatos da saúde.
Foi deliberado a criação de um grupo de Whatsapp para manter o canal de comunicação aberto e para debater construção de documentos orientativos de saúde para serem distribuídos na sociedade. O Seese também se prontificou a solicitar à gestão estadual que seja possível a visita de capelães e lideranças de outras religiões nas unidades hospitalares, para realizar um acolhimento a quem precisa de suporte espiritual, seja eles pacientes, familiares e profissionais.
Estiveram presentes na reunião os dirigentes sindicais do Seese, Sindasse, Sinodonto, Sintama, Sacema, Sintelab e os representantes de entidades religiosas, Júlio César Góes – presidente da Federação Espírita do Estado de Sergipe, Paulo Roberto Gomes do Nascimento – coordenador estadual da Renafro, Pároco José Lima Santana – Cúria Metropolitana, Adoniran Judson Barros – diretor executivo da Convenção Batista Sergipana, Pastor José Raimundo Quincas – presidente da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil/Secção Sergipe, Pastor Paulo Sérgio dos Santos, presidente da Primeira Igreja Batista de Aracaju, Pastor Jeter Josepetti – Igreja Presbiteriana Renovada de Aracaju, Sônia Malaquias – Movimento de Mulheres Camponesas e Gilson de Jesus – membro do Conselho Local de Saúde do Sol Nascente.
FONTE: Ascom Seese