A pedido da deputada estadual Kitty Lima (Cidadania), foi realizada nesta segunda-feira, dia 25, uma videoconferência com os deputados Georgeo Passos, Samuel Carvalho, entidades sindicais e Conselhos de Classe para tratar das problemáticas em torno do enfrentamento da Pandemia Covid-19 em Sergipe e, em especial, as questões em torno do SAMU.
Recentemente, publicamos uma matéria no dia 22 de maio, relatando denúncias proferidas pelos profissionais enfermeiros do SAMU. Como se não bastasse todas as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores, eles precisam lidar com a situação de aguardar, por mais de 8 (oito) horas, a Central de Regulação e Urgência (CRU) informar em qual unidade hospitalar deverá ser encaminhado o paciente que está na viatura com suspeita da Covid-19. Enquanto isso, o quadro de saúde das vítimas vão se agravando. Essa situação está sendo recorrente.
Na oportunidade, também foram discutidas outras pautas, a exemplo do funcionamento do Hospital de Campanha, a dificuldade de acesso a testagem, a ausência de um protocolo padrão de fluxo de serviço que deveria ser utilizado em todo o Estado e a dispensação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
A presidenta do Seese, Shirley Morales, sugeriu que os parlamentares elaborassem um projeto de lei para regulamentar as testagens em todos os profissionais da área da saúde. Porém, para os que trabalham em áreas de risco e de enfrentamento a covid-19, os testes deveriam ser realizados periodicamente.
Além do Seese, parlamentares e suas assessorias, participaram da videoconferência os representantes do Coren-SE, CRM, Sintrafa, Sinodonto, Crefito/SE e uma representante dos Enfermeiros do SAMU, Adriana Góis.