A presidente Shirley Morales, do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe(Seese), apresentou aos filiados em Assembleia Extraordinária, a importância da Contribuição Sindical, no dia de ontem ,01 de março.
Na oportunidade Shirley fez um apanhado mostrando a categoria a relevância da contribuição sindical, para bom o encaminhamento dos serviços prestados pelo sindicato aos enfermeiros, e através de dados ela mostrou a direção deste valores. A presidenta afirmou que com a reforma trabalhista o sindicato sofreu golpes visando o enfraquecimento da luta do trabalhador e de suas representações. Também demonstrou que sem a contribuição sindical urbana, os sindicatos menores correm o risco de fechar as portas.
O sindicato conseguiu realizar economia quanto à contribuição sindical passada, mas esse saldo seria insuficiente para suprir as despesas porque as consignações e o próprio filiado terminam não cumprindo com seus deveres e com isso tivemos uma queda muito grande na arrecadação financeira do sindicato. No que tange a nova regra para a contribuição sindical, foi esclarecido que o imposto permanece legal, sendo as alterações limitadas à forma de autorização. Se optar por fazer a contribuição, precisa informar ao empregador que autoriza expressamente a cobrança sobre sua folha de pagamento. Essa autorização pode ser individual ou coletiva através de deliberação em assembleia. A presidente em sua explanação abordou que sem o trabalho do sindicato em ações trabalhistas, os enfermeiros terão que negociar diretamente com o empregador, dificultando assim o as lutas e ganhos para os trabalhadores.
Após esclarecimentos, a assembleia deliberou por unanimidade que fosse autorizado o desconto da contribuição sindical de forma coletiva.