
Representantes sindicais da área de saúde de Sergipe, participaram, no dia 30 de abril, de reunião no Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), a fim de debater pautas relevantes para os trabalhadores da Fundação Hospitalar de Saúde. A presidente do Seese Shirley Morales, recebeu na sede do sindicato para a reunião os dirigentes da Sindinutrise, Sintrafa, Sindasse, Sintama, Sindifarma e Sintelab.
No encontro foi discutido o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da FHS. Esse instrumento negociação coletiva tem como principal meta melhorar as condições de trabalho e remuneratórias dos profissionais de saúde.
Durante a conversa foi colocada a necessidade da realização de um concurso público na área, o que tem sido uma bandeira na luta das categorias para fortalecer a Saúde em nosso Estado. Também foi avaliado pelos dirigentes sindicais que é importante não deixar de defender os direitos dos profissionais provenientes dos Processos Seletivos Simplificados (PSS).
Outro assunto bastante debatido pela bancada sindical foi a questão da redução dos valores da insalubridade. As categorias fizeram várias denúncias sobre a situação. Na reunião foi orientado que o profissional prejudicado protocolasse pedido administrativo de ressarcimento dos valores não pagos quanto à insalubridade.
Os dirigentes sindicais, após firmarem suas propostas para as demandas das categorias, se comprometeram com agendamento de uma nova reunião para consolidar o texto de proposta única de ACT. A proposta será levada a uma assembleia conjunta para ser debatida e apreciada pelas categorias e por fim, encaminhados para a Secretaria de Estado da Saúde(SES).
A reunião foi avaliada pela bancada sindical, como bastante positiva para o avanço das categorias na propostas em benefício da saúde.