As diretoras da FNE e do Seese, Shirley Morales e Sheila Lima, participaram no dia 14/06, do Ato Nacional em prol da Enfermagem. Programado para ter atividades durante todo o dia, a Mobilização foi realizada em Belo Horizonte/MG, cidade residencial do senador Rodrigo Pacheco, atual presidente do Senado Federal, justamente por ele ainda não ter incluído o PL 2564/2020 na pauta de votação, desrespeitando o Regimento Interno do Senado.
O Ato Nacional teve início com uma Coletiva de Imprensa, onde os representantes das Entidades Sindicais de todo o país estavam presentes e esclareceram que o objetivo desta grande mobilização era intensificar e pressionar Rodrigo Pacheco a colocar o PL em votação no Senado.
Por volta de meio dia, a comitiva das entidades sindicais seguiu para a Câmara de Vereadores de BH para protocolar um documento requisitando uma Moção de Apoio ao PL 2564. Os representantes sindicais foram recebidos pelo vice-presidente da Comissão de Saúde e outros vereadores que manifestaram o reconhecimento da importância da Enfermagem para a saúde dos milhões de brasileiros e brasileiras. Logo em seguida, às 14h, os dirigentes sindicais e demais trabalhadores realizaram um ato na Praça da Estação e depois seguiram para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O objetivo foi solicitar também apoio da Casa para pedir ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a apreciação do PL. Os manifestantes foram recebidos pelo presidente da comissão de saúde e outros parlamentares que também reafirmaram o apoio ao PL 2564/2020.
Tanto a Câmara dos Vereadores, como a Assembleia Legislativa – ALMG, acolheu o pedido dos trabalhadores e se comprometeram em elaborar a Moção de Apoio ao PL, e repetir a ação da deputada sergipana, Goretti Reis, autora deste documento que teve aprovação da Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE). Inclusive, a Comissão de Saúde da ALMG aprovou a pauta e irá levar para a plenária.
Saindo da ALMG, os sindicalistas seguiram em direção ao escritório do senador Rodrigo Pacheco e colocaram muitas faixas na região, reivindicado apoio aos Projetos de Leis da Enfermagem. Os Enfermeiros, técnicos(as) e auxiliares de enfermagem prometem uma paralisação de 24 horas no próximo dia 30 de junho em Minas Gerais e nos demais estados do Brasil, caso o senador não coloque o PL em votação. A categoria almeja um piso salarial nacional vinculada à jornada de trabalho para 30 horas semanais. É importante ressaltar que todos os atos públicos respeitaram as normas de segurança, evitando aglomerações.
FONTE: Ascom Seese