Breaking News

Após incêndio na ala Covid do HZN Nestor Piva, Seese realiza fiscalização

A diretoria do Seese, Shirley Morales e Hiram Leão, acompanhados da presidenta do Sintama, Rita Mota, realizaram uma vistoria, no dia 28/05, Hospital Municipal Zona Norte Dr. Nestor Piva, após esta unidade de saúde sofrer um incêndio que destruiu toda a infraestrutura destinada aos cuidados de pacientes com COVID-19 e que resultou na morte de 05 (cinco) pacientes. A gestão administrativa do Hospital e a equipe de coordenação de enfermagem acompanharam os dirigentes sindicais.

Seese e Sintama realizam fiscalização na UPA Nestor Piva.

Durante a inspeção, os sindicalistas observaram que todos os pacientes já haviam sido transferidos e que no local só havia alguns profissionais organizando os setores. A nova estrutura anexo ao Hospital que serve pra fazer a triagem dos pacientes também foi inspecionada e algumas irregularidades foram encontradas, principalmente quanto ao uso de ar-condicionados antigos com instalação elétrica irregular que podem sobrecarregar toda a rede elétrica do Hospital. Também foram verificados problemas com saída de emergência para situações de incêndio. A presidenta do Seese solicitou à gestão administrativa que sane as irregularidades o quanto antes para evitar novos incêndios.

As chamas na UPA tiveram início por volta das 6h30 da manhã. No local onde iniciou o incêndio, contava com 11 (onze) pacientes graves entubados e 02 (dois) estavam em uso de máscara de Hudson (traqueostomia). Os gestores e a equipe de coordenação de enfermagem relataram os esforços e dificuldades que encontraram para transferir os pacientes para outras unidades hospitalares. Alguns profissionais inalaram muita fumaça enquanto resgatavam os pacientes acamados e precisaram ficar em observação em unidades de saúde.

A hipótese mais provável é de que o incêndio tenha sido ocasionado por um curto-circuito no sistema de refrigeração. Muitos doentes e acompanhantes ficaram ainda mais debilitados após inalar fumaça.

O relatório da fiscalização será encaminhado aos Ministérios Públicos e também ao Corpo de Bombeiros, que inclusive, o último órgão citado receberá informações acerca da UPA Fernando Franco, afim de que seja evitada novas ocorrências e complicações de curto-circuito.

FONTE: Ascom Seese

Check Also

Enfermeiros candidatos, essa é a sua chance! Apresente suas propostas e ouça as demandas da enfermagem

O Seese convida todos os enfermeiros e enfermeiras, candidatos a vereador em qualquer município de …