A presidenta do Seese, Shirley Morales, participou nesta terça-feira, dia 13/12, de uma audiência extraordinária, convocada Ministério Público de Sergipe (MP/SE) para tratar do processo de mediação do ACT dos trabalhadores celetistas vinculados diretamente à Secretaria de Estado da Saúde (SES), a exemplo dos servidores do SAMU.
Representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE), das Secretarias Estaduais de Administração (SEAD) e de Saúde (SES), e das entidades sindicais Sindiconam, Sintasa e Sindimed também participaram da audiência. Enquanto entidade representativa dos profissionais enfermeiros do Estado de Sergipe, a diretoria do Seese, vem tentando negociar o ACT dos enfermeiros desde 2019.
Em resposta à mediação, a SES apresentou a uma proposta semelhante a que já havia encaminhado e sido reprovado pelos trabalhadores, alegando que, de acordo com o parecer da PGE, ficaria impossibilitada de acolher os pontos de pauta dos profissionais.
O MP/SE agendou uma nova audiência para o dia 24 de janeiro de 2023. Porém, diante dessa situação, os dirigentes sindicais irão se reunir na próxima semana a fim de estabelecer estratégias que possam garantir os direitos trabalhistas. Neste caso, a assembleia que seria realizada hoje, dia 14/12, às 20h, por meio da plataforma sttream, com os enfermeiros do SAMU/SES, foi SUSPENSO. Posteriormente, informaremos a data da assembleia.
FONTE: Ascom Seese