Mês da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e da importância da saúde e segurança no trabalho.
ABRIL AZUL
A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o dia 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O azul é visto como a cor ideal para o incentivo da comunicação verbal entre as pessoas. Representar o mês do autismo com essa cor, reforça a ideia de deixar as pessoas autistas calmas, em equilíbrio e acolhidas.
Apesar de um grande número de crianças receberem o diagnóstico de autismo, aqui no Brasil chegando a 2 milhões de casos, o assunto ainda é desconhecido para grande parte da população.
A campanha tem o objetivo de despertar um olhar mais empático e realista para o autismo. São feitas diversas ações sobre o tema, que ajudam a debater o assunto em seus vários aspectos. Desde autistas no mercado de trabalho, nas escolas, nas famílias e em todas as instâncias da sociedade.
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento e, ao contrário de pessoas com outras síndromes, como a síndrome de Down, o autista não possui características que podem ser identificadas pelo olhar. Por isso, o autismo é considerado uma deficiência invisível e é comum autistas com baixa necessidade de suporte ouvirem a expressão: “nem parece autista”.
A frase é capacitista e equivocada justamente porque, além de não existirem características físicas que ajudam a identificar o autista, o autismo é um espectro, daí o termo médico Transtorno do Espectro Autista (TEA). Quando falamos em espectro, queremos dizer que nenhum autista é igual ao outro e que cada um vai representar a diversidade do transtorno de forma única. Ninguém “parece autista”. Apenas é.
É preciso que essas crianças tenham acesso a diagnóstico, educação e todos os recursos que garantam, dentro do potencial máximo de cada um, sua autonomia, independência e felicidade.
ABRIL VERDE
Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), 25.492 mil trabalhadores morreram em decorrência de acidentes de trabalho no Brasil no período de 2012 à 2022. A pesquisa foi desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). A pesquisa ainda relata que foram registradas mais de 6 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT).
O Movimento Abril Verde é uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. O movimento surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril.
O objetivo do movimento é sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável. Além disso, é importante chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que muitas vezes são evitáveis.
A Fundacentro por meio de estudos e pesquisas defende e dissemina discussões e orientações no sentido de engajar a sociedade como um todo, para que todos(as) se envolvam na luta por um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
FONTE: Autismo e Realidade / Ministério da Saúde