A diretoria do Seese, representada pela presidenta Shirley Morales e a vice-presidenta Gabriela Pereira, reuniram-se com a gestão municipal de São Cristóvão no dia 17 de junho para tratar de questões cruciais relacionadas ao reajuste salarial e benefícios aos profissionais da saúde. A reunião contou também com a presença da diretoria do Sinodonto. A gestão municipal foi representada pelo prefeito Marcos Santana e pela Secretária de Saúde, Fernanda Santana.
Um dos pontos centrais da reunião foi o percentual de reajuste salarial. As sindicalistas questionaram a diferença entre o percentual de 3,93%, discutido em reunião anterior da mesa, e o percentual de 3,69% aprovado pela Câmara dos Vereadores. O prefeito Marcos Santana esclareceu que o percentual aprovado foi calculado com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no período de maio de 2023 a abril de 2024, considerando a data-base dos servidores em maio.
O prefeito Marcos Santana comprometeu-se a conceder auxílio-alimentação para as categorias em pleito, salientando, no entanto, que a implementação desse benefício só será possível após as eleições, em conformidade com a legislação eleitoral. Em resposta, o Seese sugeriu alterar a lei para suprimir a exclusão dos profissionais que fazem parte do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da saúde. O prefeito se comprometeu em consultar o setor jurídico sobre essa possibilidade, enquanto os sindicatos formalizarão o pleito através de um ofício com argumentos jurídicos, defendendo o restabelecimento desse direito anteriormente retirado.
A secretária de saúde, Fernanda Santana, confirmou que os cursos realizados online, quando comprovados por certificados, terão suas horas descontadas das horas de estudo exigidas. As capacitações devem ser realizadas fora das unidades de saúde e, na ausência destas, os servidores não precisarão realizar atendimento, bastando apresentar os certificados dos cursos online para compensar essas horas.
Foi acordado que uma nova reunião será realizada no dia 18 de julho, às 14h, para alinhar os detalhes.
FONTE: Ascom Seese