A diretora e segunda secretária geral do Seese, que também é conselheira estadual de saúde, está no Rio de Janeiro/RJ, participando de um curso de formação em Monitoramento e Avaliação para o Controle Social do SUS.
Esse curso é uma iniciativa do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no âmbito de um projeto maior que visa o fortalecimento do controle social no SUS. A proposta surgiu frente à necessidade dos conselhos de saúde desenvolverem estratégias para o monitoramento das deliberações na formulação das políticas públicas em saúde, como uma pauta frequente nas conferências e que ganhou maior destaque no relatório da 16a Conferência Nacional de Saúde, realizada em 2019.
O curso que teve início em 26 de julho e terminou nesta sexta-feira, dia 28, foi direcionado, neste primeiro momento, aos(as) apoiadores(as) técnicos(as) e representantes dos Conselhos de Saúde Estaduais e Municipais. A diretora do Seese foi representando o segmento dos trabalhadores. Além dela, Sergipe teve como representação a enfermeira Érica Lima (representando o segmento de gestão) e Nubia Santana foi representando o Conselho Municipal de Saúde de Aracaju.
O CES/Sergipe reconheceu a necessidade da representatividade de Sergipe nesse curso, justamente pela busca técnica de monitoração das deliberações e resoluções do SUS. A etapa final do curso acontece em setembro, via plataforma stream. Após isso, as representantes de Sergipe possuem a missão de repassar os informes aos demais conselheiros durante a plenária.
FONTE: Ascom Seese