A noite de Cerimônia da Lamparina do semestre 2023.1 dos acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (UFS), recebeu a presença ilustre de representantes das entidades da representativas da Enfermagem, entre eles a presidenta do Seese, Shirley Morales.
Realizada na noite desta terça-feira, dia 06 de junho, no auditório da Didática V do campus São Cristóvão, o evento que foi organizado pelo Centro Acadêmico de Enfermagem Opelina Rollemberg (CAEnf – UFS), também reuniu familiares e amigos dos estudantes.
Em seu momento de fala, Shirley Morales falou sobre a importância dos trabalhadores da enfermagem, sobre o contexto da luta diária dessa classe. Relatou a necessidade da permanência da enfermagem em determinados locais e ambientes, e, finalizou com o reconhecimento da sociedade e das autoridades diante de uma enfermagem que é composta majoritariamente de mulheres negras e pardas, que carrega o sistema da saúde nas costas e ainda assim, precisa lutar por melhorias e reconhecimentos como o piso salarial e a jornada de trabalho de 30 horas.
Dando segmento ao evento, o público presenciou um dos momentos mais importantes da noite que é o ato dos calouros ascenderem velas em alusão à lamparina, símbolo da Enfermagem, e vestir o jaleco, uniforme desses futuros profissionais.
FONTE: Ascom Seese