Nesta segunda-feira, dia 08/05, a vice-presidenta do Seese, Gabriela Pereira, acompanhada dos demais dirigentes sindicais do Sinodonto, Sindifarma, Sintasa, Sintrafa e Sinpsi, estiveram reunidos com a gestão municipal de São Cristóvão para debater os pleitos dos profissionais de saúde na Mesa de Negociação. Representando a gestão, estavam o prefeito Marcos Santana, a secretária de saúde, Fernanda Rodrigues, a procuradora geral, Aline Magna Cardoso, a diretora da Divisão de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), Emilly Nardelli, e a assessora jurídica, Fernanda Freire.
Entre as pautas debatidas na Mesa de Negociação, estão: Reajuste Salarial, Auxílio Alimentação e a Reavaliação do PCCV da Saúde.
De acordo com o IPCA, as perdas inflacionárias totalizam em torno de 33,21%, relativas ao período de maio de 2018 à março de 2023. Nesse caso, com os reajustes dados em 2019 e 2022, os Sindicatos apresentaram uma proposta de reajuste salarial de 26,06%. Como a data base do anúncio do reajuste é o mês de maio, o prefeito informou que até o fim de maio, irá anunciar o reajuste linear para os servidores. Questionado sobre o piso salarial da Enfermagem, Marcos Santana afirmou que assim que for aprovado, irá pagar de imediato aos trabalhadores, sendo incidido na letra ‘A’ do Plano de Cargos e Carreiras do município, nesse caso as categorias receberão, proporcionalmente, em suas respectivas letras.
Em relação ao Auxílio Alimentação, a gestão municipal informou que haveria um grande impacto na folha de pagamento se for fornecido o auxílio a todos os servidores. Os dirigentes sindicais solicitaram o levantamento dos servidores da saúde que não recebem e de quanto seria o impacto financeiro caso o benefício fosse dado a todos os servidores da saúde. A gestão comprometeu-se em dar uma resposta no dia 19/05. Os sindicalistas alegaram que após a aprovação da lei em 2021, a maioria dos servidores da área da saúde ficaram de fora e isso tem gerado uma insatisfação entre estes, pois atendem o mesmo critério da lei de quem recebe o auxílio alimentação.
Sobre a Reavaliação do PCCV da Saúde, os sindicatos apresentaram os pontos que tinham sido acatados nas reuniões da comissão, mas foram alterados na redação final do Plano aprovado. Sendo assim, foi proposto rediscutir o PCCV em nova reunião da Mesa de Negociação prevista para acontecer no dia 07 de julho.
FONTE: Ascom Seese