A vice presidenta do Seese, Gabriela Pereira, participou nesta terça-feira, dia 07/03, da 69ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Aracaju (CMS/Aracaju) que teve como objetivo discutir e deliberar sobre as Conferências Locais de Saúde que acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).
Durante a reunião, foi realizada uma avaliação sobre as conferências locais e os conselheiros relataram algumas dificuldades enfrentadas pela atual comissão nessas conferências locais, entre elas estão: a não liberação dos profissionais, pelos gestores, para participar; gestores que participam mas não contribuem no debate; gerentes que não mobilizam a comunidade para participar e debater as propostas de melhorias para um serviço público de qualidade. É importante frisar que são destes debates que são retiradas propostas e estratégias para a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Aracaju, prevista para acontecer nos dias 29 e 30/03, no Clube do Banese.
Durante a reunião, uma das conselheiras e componente da mesa diretora requisitou a inclusão de pauta para ratificar ou realizar uma nova eleição para escolher os integrantes da comissão para eleição da nova diretoria do CMS.
Ficou deliberado que os integrantes da comissão seriam: um representante do CONAM (Confederação Nacional das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias do Brasil), um da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), um do Sintasa e um da gestão da SMS, representado por Carlos Diego, do Controle Interno. A escolha da nova Comissão foi realizada durante essa reunião, justamente, para organizar o processo da nova eleição do CMS que acontece nos exatos 30 dias após a 12ª Conferência Municipal de Saúde.
FONTE: Ascom Seese