A diretoria do Seese participou nesta segunda-feira, dia 16/01, de uma reunião com a Mesa de Negociação Permanente de Aracaju, para tratar da regulamentação das tardes de estudos da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS/Aracaju).
Após a pressão das bases dos sindicatos da saúde, houve alguns avanços em relação a proposta original apresentada pela gestão da SMS e as contra-propostas foram apresentadas.
Fato é que a ‘Tarde de Estudos’ passaria a se chamar ‘Turno de Educação Permanente 2023’, funcionando nos dias de TERÇA, QUARTA E QUINTA. Em relação a funcionar somente no turno da TARDE, os sindicalistas solicitaram uma exceção para os profissionais que fazem turno estendido e que tenham horários reduzidos. Estes poderiam continuar com o horário de estudos no turno que já era realizado. Observem algumas das contra-propostas com modificações:
- A comprovação NÃO ficaria restrita apenas ao certificado. Tendo em vista que nem sempre o mesmo fica pronto em 30 dias e isso inviabilizaria que os profissionais comprovassem seus cursos em meses alternados e virtual;
- As reuniões, discussões e grupos de estudos seriam contabilizadas para os meses assíncronos/virtual;
- A cada 02 (dois) meses seja aberto um turno de estudos para os profissionais do PSS e das outras redes de atenção;
- Remuneração dos profissionais que irão realizar a capacitação aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Assembleia Conjunta
No dia seguinte, terça-feira, 17/01, os quatro sindicatos: Seese, Sintama, Sinodonto e Sindasse, estiveram reunidos com suas bases no auditório do Sindicato dos Bancários, para dar início a Assembleia Conjunta. Na oportunidade, os sindicalistas repassaram os informes mencionados no início dessa matéria. Não houve nenhuma deliberação desta assembleia, porque a SMS/Aracaju tem até o dia 31 de janeiro, para informar se aceita ou não a contra-proposta dos trabalhadores. Após a reunião com a gestão municipal, ou seja, após o dia 31, os sindicatos irão determinar o dia da próxima assembleia conjunta.
FONTE: Ascom Seese