Maio é o mês celebrativo aos profissionais de enfermagem. No dia 12, é comemorado o Dia do(a) Enfermeiro(a), em alusão ao nascimento da enfermeira inglesa, considera “mãe da enfermagem moderna”, Florence Nightingale. E o dia 20, comemora-se o Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem, em alusão ao falecimento da pioneira da enfermagem brasileira, Ana Neri. De 12 à 20 de maio é celebrada a Semana Brasileira de Enfermagem. Aqui em Sergipe, a presidenta do Seese e FNE, Shirley Morales, participou na quinta-feira, dia 12, no Grande Expediente da Sessão Plenária, palestra sobre o ‘Dia Mundial do Enfermeiro’ na Assembleia Legislativa (ALESE), a convite da Dep. Goretti Reis (PSD).
Além de Shirley, participaram das palestras o presidente do Coren-SE, Conrado Marques Neto e da presidente da ABEN/SE, Ivana Torres.
Na oportunidade, Shirley falou sobre o contexto da profissional enfermeira, antes e durante a pandemia, relatou os caminhos que os trabalhadores precisaram percorrer em torno do piso salarial nacional e o processo de valorização. Na oportunidade, discorreu sobre a conjuntura política e social e o que levou a vitória da aprovação do piso que contou com o apoio dos parlamentares estaduais e federais, bem como quais os próximos desafios para a sansão da lei. Além disso, foi abordado relatos de profissionais que faleceram não somente vítimas diretas da Covid-19, mas também das vítimas do colapso da saúde mental agravados com a pandemia.
Autora do Requerimento, a deputada Gorreti Reis, salienta que o objetivo da palestra era, além de homenagear à classe, chamar a atenção dos parlamentares sobre o trabalho desses profissionais e o quanto são essenciais para garantir a promoção da saúde, recuperação e salvamento de vidas.
Após as explanações, o deputado Iran Barbosa (PSOL) pediu o direito de fala, parabenizou a categoria e destacou que tramita, na Alese, o Projeto de Resolução nº 23/20221, de sua autoria e que prevê a criação da Medalha do Mérito da Saúde Enfermeira Simone Leite, destinada a agraciar os profissionais da Saúde que tenham prestado relevantes serviços ao setor da Saúde no estado.
Simone Leite (in memoriam – 1957/2021), era formada em Enfermagem pela UFS, especialista em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e servidora vinculada à Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju. Ela também era Conselheira Nacional de Saúde e coordenava a Comissão Intersetorial de Promoção, Proteção e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, tendo sido uma importante ativista também pela instituição da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.
Sua trajetória foi sempre ligada diretamente à organização do movimento de Educação Popular em Saúde e ajudou a construir o Movimento Popular de Saúde (MOPS) tanto na cidade de Aracaju, na qual chegou a ser secretária-adjunta de Saúde, em 1988, como no estado de Sergipe, somando na organização da Rede Nacional de Educação Popular em Saúde (Redepop), na década de 1990.
FONTE: Ascom Seese com informações extraídas do site da ALESE.