A presidenta da FNE, conselheira nacional de saúde e membro do Comitê Gestor da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (REDE APS), Shirley Morales, participou no dia 05/11, do ‘3º Seminário 2021 rede APS’ promovido pela Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), para debater uma agenda política estratégica e de pesquisa para a APS no SUS.
Realizado durante todo o dia, por meio de videoconferência, o seminário abordou temas afim de encontrar soluções para as dificuldades da Atenção Primária à Saúde, agravadas pela atual crise sanitária, política e social. Após a solenidade de abertura, o seminário seguiu com as apresentações dos trabalhos para traçar um panorama e elaborar uma agenda política em quatro eixos temáticos: Efetividade e eficiência da APS; Processo de trabalho na APS/ESF; Saúde, educação e território na APS/ESF, e a inovação nas redes de atenção.
Durante a oficina ‘Processo de trabalho na APS/ESF’, a professora e palestrante, Isabella Koster, falou especificamente sobre os trabalhadores da enfermagem e seu importante papel dentro de uma equipe multidisciplinar. Para Shirley Morales, o evento foi extremamente importante para discutir os desafios que a rede APS vem enfrentando como o desfinanciamento do SUS e a privatização da APS, através da ADAPS (Agência de Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde).
FONTE: Ascom Seese