A presidenta da FNE e Seese, Shirley Morales, continua participando das plenárias regionais do Seminário Nacional de Saúde das Mulheres. Coordenado e promovido pelo Conselho Nacional de Saúde, o encontro deste último fim de semana (15 e 16/10) foi com a Região Nordeste.
Antes de dar início aos debates sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e o fortalecimento da participação do movimento de mulheres no Controle Social, a coordenadora titular da CISMU-CNS, Vanja Andrea Santos e sua adjunta, Shirley Morales, junto as demais colaboradoras, realizaram uma femenagem (novo termo utilizado para homenagear as mulheres) à enfermeira e conselheira nacional de saúde, Simone Leite, que faleceu em agosto deste ano. Outras grandes guerreiras do movimento de mulheres e de defesa do SUS, e que faleceram durante a pandemia, também receberam femenagens.
Além dos debates realizados através da videoconferência, houve também momentos culturais. Entre as participantes do evento estavam conselheiras nacionais, estaduais e municipais de saúde, lideranças femininas de movimentos sociais que representam a diversidade das mulheres, trabalhadoras da saúde, gestoras do SUS e a primeira vereadora transexual de Aracaju, Linda Brasil (PSOL/SE). A parlamentar agradeceu o convite saudando a todas presentes e relatou um pouco da sua história e das lutas das mulheres LBT (Lésbicas, Bissexuais e Transexuais).
No segundo dia de plenária, foram divididos grupos representados por seus respectivos estados, tendo como um dos objetivos fomentar a formação das CISMU’s nos Conselhos Municipais (CMS) e Estaduais (CES) de Saúde. Durante essa ocasião, as participantes discutiram o relatório e as propostas da 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher, analisando e avaliando o que tinha sido implementado e quais os desafios para consolidação das propostas que não foram concretizadas.
Estes ciclos de debates preparatórios ocorrem através de seminários estaduais e regionais durante todo esse mês de outubro. O resultado final desses debates será apresentado no Encerramento do Seminário em 25 de novembro. É importante ressaltar que os debates em torno da Política de Saúde das Mulheres farão parte da etapa preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para acontecer em 2023.
FONTE: Ascom Seese