Em comemoração ao Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde, a Public Health -Take care of health/BR ” que é um projeto vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), convidou a presidenta da FNE e Seese, Shirley Morales, para participar de uma live que foi transmitida na noite desta segunda-feira, dia 16, pelo canal de youtube da TV GCA.
O evento teve o intuito de debater e promover o desenvolvimento econômico sustentado, inclusivo, sustentável, emprego pleno e produtivo, e um trabalho decente com salários dignos para todos.
A ONU requisita que os países pertencentes à Organização, e signatários dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, cumpram com as ações do acordo internacional e uma delas é a valorização dos profissionais de saúde. Tal valorização está interligada à regulamentação da jornada de trabalho e a concessão de um salário digno compatível com essa carga horária para que não sobrecarregue esses profissionais que trabalham diariamente no cuidado da saúde da população como um todo.
Na oportunidade, Shirley falou sobre as principais bandeiras de luta da Enfermagem aqui no Brasil que são a aprovação do PL 2295/2000, que regulamenta a jornada de trabalho em 30 horas semanais, e do PLS 2564/2020 que trata da criação do Piso Salarial Nacional da categoria. A presidenta da FNE também abordou o papel e a historicidade da enfermagem antes mesmo da pandemia.
https://www.youtube.com/watch?v=mz1Tn4DIK0Y
FONTE: Ascom Seese