Os dirigentes sindicais da FNE, FENAFAR, FENAM, CONDSEF/FENADSEF e CNTS participaram de mais uma reunião virtual unilateral, esta já é a segunda, realizada no dia 23/02, com o juiz auxiliar da vice-presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Dr. Giovanni Olsson, para tratar dos conflitos em torno do ACT 2020/2021 da EBSERH.
Na oportunidade, o TST informou às entidades sindicais o resultado do diálogo com a EBSERH, frisando que a Empresa deixou claro que os pontos de pautas referentes ao reajuste na data base de 01/03/20, e a mudança do indexador de adicional de insalubridade seriam inegociáveis.
Os dirigentes sindicais relataram mais uma vez ao juiz, a difícil compreensão sobre qual seria o real objetivo da EBSERH ao ingressar com o processo de mediação, uma vez que a mesma não está disposta a negociar os pontos mais polêmicos do ACT.
Aos dirigentes foi informado que a EBSERH referiu outras cláusulas que seriam discutidas na mediação, porém não apresentou as propostas. Por conta disso, o TST notificou a Empresa a apresentar até o dia 05/03 tais propostas.
Outra pauta discutida na reunião foi a prorrogação do ACT 2019/2020 até que seja resolvida a atual situação. Os dirigentes sindicais esclareceram que só possuem interesse em prorrogar esse ACT se realmente houver um vislumbre de negociação por parte da EBSERH. Caso contrário, não há motivos de continuar com uma mediação se a Empresa não quer negociar.
FONTE: Ascom Seese