A diretoria do Seese e demais dirigentes sindicais da área da saúde participaram no dia 19/10 de uma reunião com os gestores da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Na oportunidade, os representantes da SES apresentaram o Projeto de Lei (PL) sobre a solução para as gratificações que foram suspensas pelo Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), consideradas inconstitucionais pelo STF.
Durante a reunião, os dirigentes sindicais agradeceram o comprometimento e celeridade da SES em relação a resolutividade deste problema. Os Sindicatos propuseram algumas alterações no PL que foram atendidas. Mas em relação ao estudo de impacto financeiro apresentado para determinar o percentual de gratificação, a diretoria do Seese propôs que todos os servidores afetados fossem contemplados com o mínimo de prejuízo possível. Muitos servidores tiveram grandes perdas e há anos não possuem reajuste salarial, gerando indignação entre as categorias.
Os gestores da SES relataram que foi preciso chegar a uma média para resolver a disparidade de valores entre as categorias e que esta foi a melhor solução para os grupos assistenciais. Já em relação ao quadro de pessoal administrativo, a SES irá resolver posteriormente.
Todos esses esclarecimentos foram relatados durante reunião realizada no dia 22/10, com a classes trabalhadora da área da saúde do Estado. Na oportunidade os servidores tiraram suas dúvidas sobre o PL que foi aprovado pelos parlamentares na Assembleia Legislativa. Os dirigentes sindicais informaram às suas bases que o trabalhador que tiver uma perda maior, deverá avaliar a possibilidade de entrar com ação judicial individual com o apoio do seu Sindicato.
FONTE: Ascom Seese