Breaking News

Plenária do CES aprova proposta do Seese e recomendará lockdown ao Governo Estadual

A presidenta do Seese e conselheira do Conselho Estadual de Saúde (CES), Shirley Morales, participou na tarde desta terça-feira, dia 28, da 238ª Reunião Ordinária para avaliar os instrumentos de gestão do Plano de Atividades Anual (PAA) da Fundação Estadual de Saúde (FUNESA) que foi aprovado pelo pleno do Conselho.

Outro ponto discutido na reunião foi em relação ao atual panorama da Pandemia no Estado de Sergipe, tema este solicitado pelo Seese para ser incluído na pauta, após ter apresentado à mesa diretora do CES denúncias de trabalhadores e usuários do SUS em relação a real taxa de ocupação dos leitos de UTI nos hospitais públicos.

Após ter entrado em contato com os profissionais enfermeiros dos Hospitais Regionais, foi constatado que as enfermarias específicas da Covid-19, estão lotadas e os pacientes precisam ser transferidos para outras enfermarias que assistem pacientes com outras patologias. Essa proximidade, gera uma transmissão do vírus que pode contaminar os pacientes e profissionais que ainda não possuem a Covid-19.

A deficiência da testagem dos exames também foi relatada na reunião. O Seese apresentou casos acerca de profissionais da saúde acometidos pela COVID-19 em maio e que já estariam sendo contaminados pela segunda vez. Inclusive, o Seese ficou de enviar esses casos à Universidade Federal de Sergipe (UFS) para avaliação de estudo.

Shirley Morales enfatizou durante sua fala que há estudos internacionais que apresentam 6 (seis) formas “mascaradas’ do vírus reagir no organismo humano.

Após explanações, a presidenta do Seese, requisitou ao pleno do CES que recomendasse ao Governo do Estado a aquisição do lockdown, por pelo menos 10 dias, tendo como experiências exitosas de outros estados. O pleno aprovou e ficou acordado que, a presidente do Seese e conselheira estadual de saúde, Shirley Morales irá ajudar na elaboração do documento.

FONTE: Ascom Seese

Check Also

Enfermeiros de Poço Redondo deliberam greve de 72 horas

Na última quinta-feira, dia 28, a vice-presidenta do Seese, Gabriela Pereira, esteve reunida, por meio …