Nesta sexta-feira, dia 17, a presidenta da FNE, do Seese e conselheira do CNS, Shirley Morales, participou de uma reunião promovida pelo Observatório da Democracia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Na oportunidade, a temática abordada foi sobre “Políticas Públicas e a situação dos trabalhadores na linha de frente da crise sanitária”.
O encontro realizado por uma videoconferência pelo app Google Meet, reuniu alunos, profissionais da enfermagem e a equipe docente. Em seu discurso, Shirleyh Morales fez um apanhado histórico narrando como o SUS foi criado; esclareceu alguns tópicos das políticas públicas nacionais e internacionais; abordou sobre o bem estar social e a garantia desse bem estar para a população. Ela enfatizou que a saúde do trabalhador deveria estar incluída nos projetos de bem estar social, pois os profissionais da área da saúde vêm sofrendo um desgaste laboral há anos e merecem um olhar diferenciado por parte do governo.
Por fim, foi realizado um apanhado geral sobre a atual situação do enfrentamento a pandemia, a falta dos EPIs e sobre o distanciamento social. Além de Shirley Morales, participaram a profª Drª Luciléia Aparecida Colombo (ICS/UFAL), o profº Drº Bruno Gama (DEDI/UFS) e o profº Drº Marco Aurélio de Souza (DEDI/UFS).
FONTE: Ascom Seese