A Presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e do Seese, Shirley Morales e a diretora de Formação da FNE, Solange Caetano, participam de reunião online com representantes do Ministério Público do Trabalho de Brasília (MPT/BSB), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), Confederação Nacional da Saúde (CNSaúde) e Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP).
A reunião realizada na tarde desta quinta-feira (09/04) teve o objetivo de elaborar a redação com os pontos de consenso do documento do Grupo de Trabalho (envolvendo a FNE e procuradores do MPT), acerca das orientações em relação ao enfrentamento da Covid-19 que serão repassadas aos Ministérios Públicos Estaduais e estabelecimentos de saúde do setor privado.
Com o intuito de diminuir a infecção entre trabalhadores e pacientes, os dirigentes sindicais solicitaram a inclusão de uma barreira física na recepção dos estabelecimentos de saúde.
Outro ponto abordado foi em relação ao cumprimento da distância mínima de 2 metros entre os pacientes no momento de espera da recepção para os casos suspeitos da coronavírus.
Já em relação ao afastamento com remuneração integral das gestantes, dos grupos vulneráveis e idosos, os representantes dos estabelecimentos de saúde entendem que a Medida Provisória (MP) 936, se aplicaria a esses grupos. Porém, esse não é o entendimento dos procuradores do MPT e Sindicatos. Sendo assim, essas duas últimas pautas serão debatidas com mais precisão na próxima reunião que será realizada na segunda-feira, dia 13/04.
FONTE: Ascom Seese