O cadastramento dos usuários da Atenção Básica à Saúde foi tema de reunião entre a diretoria do Seese, Sacema, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju e os Conselhos Municipal e Estadual de Saúde (CMS e CES).
Com as novas regras impostas pelo Ministério da saúde (MS) para o repasse das verbas federais aos municípios, as Secretarias de Saúde terão que realizar até abril deste ano, o cadastramento de mais de 80%, seguindo os dados do IBGE, dos usuários da Atenção Primária. De acordo com informações da SMS, atualmente, o índice dos usuários cadastrados em Aracaju está muito abaixo do que é esperado.
Desta forma, os dirigentes sindicais se comprometeram em conversar com suas categorias em uma Assembleia Conjunta referente ao assunto, desde que, o quantitativo de usuários cadastrados não ultrapasse o número máximo de pessoas que são atendidas por equipe e micro área, ou seja, respectivamente, 4 mil pessoas por Equipe de Saúde da Família e 750 por Agente de Saúde, conforme estabelece a Portaria de Financiamento do atual Governo.
A Assembleia Conjunta entre Seese e Sacema será realizada no dia 05/02, às 14h, com o local a ser definido.
Fonte: Ascom Seese