Breaking News

Enfermeiros de Nossa Senhora das Dores se reúnem com diretoria do Seese


Na última sexta-feira (30), na sede do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), aconteceu reunião com os enfermeiros do município de Nossa Senhora das Dores. Na pauta, foi discutido o plano de cargos, carreiras e vencimentos dos servidores públicos municipais, que chegou a ser aprovado na Câmara de Vereadores. O PCCV beneficiaria diversas categorias, porém a sua aprovação foi anulada, uma vez que a votação foi realizada durante o período eleitoral.
Os enfermeiros solicitaram à atual gestão que enviasse o PCCV novamente para apreciação na Câmara de Vereadores para ser votado. Até o momento não houve avanço nas negociações. O texto original do documento foi modificado e a categoria não teve acesso ao novo texto. Na reunião, os enfermeiros disseram que farão mais uma tentativa para obter o documento. Caso não tenham êxito, acionarão o Sindicato para judicializar o município. O PCCV é direito do profissional de saúde e está estabelecido na lei 8142/90, uma das leis orgânicas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Outras demandas foram pontuadas pelos enfermeiros, como a insuficiência de Responsável Técnico (RT) para o quantitativo de unidades de saúde no município. A diretoria do Seese informou que encaminhará a denúncia ao Conselho Regional de Enfermagem .
A categoria, aproveitou para comunicar ao Sindicato que irá encaminhar um relatório da situação das Unidades de Saúde, na tentativa de garantir melhoria das condições de trabalho para prestação adequada de assistência à população.
Na oportunidade, Shirley Morales, presidente do Seese, informou a categoria sobre a Consulta Pública do Ministério da Saúde acerca da carteira de serviço sobre Atenção Primária à Saúde. A proposta governamental prejudicará milhões de brasileiros e profissionais de saúde. Shirley Morales, também comunicou que o Sindicato foi procurado pela Polícia Federal para contribuir com um processo de investigação na qual verbas parlamentares estariam sendo utilizadas em capa capacitações e palestras, bem como compra de livros de forma irregular, através de contrato com a empresa Aliança Edições e Consultoria. A denúncia tem como fundamento a inexigibilidade de licitação. O Ministério Público em Sergipe e a Polícia Federal estão investigando as suspeitas de irregularidades nesses contratos, para prestação de serviços, firmados por diversas prefeituras do Estado com a referida empresa. A gestão do município de Nossa Senhora das Dores é uma das investigadas. O inquérito também identificou contratos da Aliança com pelo menos quatro outros municípios sergipanos, que são; Itaporanga D’ Ajuda, Capela, Carmopólis, e Umbaúba. Caso sejam confirmadas as irregularidades, os responsáveis pela empresa e os gestores públicos envolvidos poderão ser processados civil e criminalmente pelo desvio de recursos e improbidade administrativa.
O Seese, que preza pela honestidade e transparência dos gastos públicos, pediu aos enfermeiros que colaborem com as investigações, para que as verbas possam ter seu destino adequado.

Check Also

Seese e Sinodonto conquistam importantes avanços na educação permanente em São Cristóvão

No último dia 22 de agosto, a diretoria do Seese, em conjunto com a diretoria …