Breaking News

Seese participa de debate sobre a saúde da mulher e redução da mortalidade materna


A prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu no dia de ontem (28), um debate em alusão ao Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. As diretoras do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe(Seese), Sheila Morgana e Shirley Morales, estiveram no evento.
A presidente do Seese,Shirley Morales, que na ocasião também representou o Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES-SE), aproveitou para fazer uma breve explanação sobre as causas multifatoriais que contribuem para o aumento do índice de mortalidade materno infantil. Comentou que esse aumento tem crescido devido a diversos fatores, entre eles as péssimas condições de infraestrutura das unidades de saúde, dimensionamento insuficiente, demora na marcação de exames, bem como recebimento do seus resultados e também por insuficiência de medicação para tratamento de algumas patologias.
Durante a sua fala, a presidente do Seese disse que os profissionais de enfermagem vem enfrentando muitos problemas para conseguir prestar uma assistência adequada, já que as equipes de atenção primária à saúde estão sobrecarregadas. Os enfermeiros muitas vezes são responsáveis pela assistência de uma população de mais de 10 mil pessoas dentro de sua área descrita. Quando se fala na Rede Estadual, o quadro é o mesmo. Uma vez que o número de profissionais de enfermagem está abaixo do que deveria ser para atender à demanda que chega aos hospitais.
Ao abordar a situação das maternidades do Estado, Shirley afirmou que há um número reduzido de unidades na capital e a situação é ainda pior no interior do Estado. Os hospitais regionais não conseguem absorver sequer risco habitual, que são as gestantes de baixo risco, o que acaba sobrecarregando a unidades hospitalares de Aracaju, maternidades Nossa Senhora de Lourdes e Santa Isabel.
Para encerrar a sua fala, Shirley, se colocou disposição para que realizar um levantamento das dificuldades que são enfrentadas pelos profissionais enfermeiros no que diz respeito a assistência à saúde materno-infantil. Também sugeriu que fosse realizada uma reunião ampliada, através do Conselho Estadual de Saúde, com gestores municipais e estaduais para tratar do tema.

Check Also

Seese participa de audiência na Câmara de Vereadores sobre reajuste salarial dos servidores de Aracaju

Na quarta-feira, dia 13, a vice-presidenta do Seese, Gabriela Pereira, participou ativamente da audiência pública …