A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe e vice- presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Shirley Morales, participou no dia de ontem 03, da 8º Plenária da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde(CNRMS),que aconteceu em Brasília. A comissão conta com presença de representantes do Ministério da Educação, Ministério da Saúde, coordenadores de residências, trabalhadores da saúde e residentes e tem como a principal atribuição de avaliar os programas de Residência Multiprofissional em Saúde e Residência em Área Profissional da Saúde de acordo com o SUS.
Durante a pauta de discussão da 8º plenária, vários pontos foram abordados. Entre eles, a avaliação de denúncias que receberam das universidades do Rio de Janeiro e do Mato Grosso. Atraso no pagamento da bolsa dos residentes e ausência de preceptores em alguns programas de residência foram as principais queixas. A comissão fez uma avaliação dos casos e foi deliberado pelo pleno, visita em loco para realizar a fiscalização dos programas de Residência. Bem como, firmar termo de compromisso com a universidades para que os problemas encontrados possam ser sanados o mais breve possível.
Na oportunidade, a representante do Conselho Nacional de Saúde, Priscila Viegas, apresentou a recomendação 024/2018, aprovada pelo pleno do CNS em junho. Neste documento, o Conselho recomenda ao Ministério da Saúde e da Educação que tornem públicos os relatórios do IV Seminário Nacional sobre Residência
Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde; e dos Seminários Regionais de Residência em Área Profissional da Saúde ocorridos em 2014 e que iniciem a preparação do V Seminário Nacional das Residências Multiprofissionais em Saúde.