O centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília, foi o cenário do XXV Congresso Brasileiro de Nutrição. A vice-presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros e presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (SEESE), Shirley Morales, participou do evento que teve como tema “Comida: relações de afeto, tradições e direitos”, onde foi disponibilizado para os participantes, várias oficinas relacionadas ao fortalecimento das políticas de alimentação e nutrição no Brasil.
O evento que começou no dia 18 e vai até o dia 21 de abril, tem como principal objetivo discutir a importância da alimentação saudável para a melhoria da saúde da população como todo e com isso diminuindo o número de pessoas com enfermidade.
Durante as discussões em torno da nutrição do nosso país, ficou claro a importância de uma alimentação adequada para a população. Nesse sentido há menos danos a saúde do povo brasileiro e por tabela, um menor sobrecarga ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Apesar da luta dos nutricionistas pela efetivação das políticas de nutrição e alimentação, há um risco grande de retrocessos na área pode afetar as conquistas. A Emenda Constitucional 95/2016, que congela por duas décadas investimentos em saúde e educação, já vem sucateando o SUS em diversos segmentos. O prejuízo estimado, de acordo com a Comissão de Orçamento e Finanças do CNS, chega a R$ 400 bilhões. Durante o evento, o CNS colheu assinaturas contra a emenda. Shirley Morales representou o CNS na oficina sobre os 30 anos do SUS e a relação com o debate da alimentação, na oportunidade palestrou sobre a agenda política do conselho.