A diretoria do Sindicato dos Enfermeiros (Seese) participou nesta manhã, dia 06, na Assembleia Legislativa, de uma reunião com os deputados estaduais e demais representantes dos sindicatos dos psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e assistentes sociais. O objetivo desta reunião foi a de expor aos parlamentares as problemáticas, os anseios e as propostas das categorias em relação à Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). Ficou acordado que os Sindicatos deverão enviar documentos aos congressistas para que eles entendam e possam atender seus pleitos.
Em novembro de 2016, durante audiência pública realizada no Fórum da Justiça Federal de Sergipe, ficou determinado que o contrato da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) seria prorrogado por mais um ano. Essa proposta foi apresentada pelo procurador Ramiro Rockenbach. Além disso, a SES deve convocar mensalmente a comissão gestora, para fazer levantamentos e apresentar as auditorias realizadas nas Unidades Hospitalares do Estado, identificando os problemas para que se possam construir as soluções. Todos os gastos da FHS serão apresentados em agosto deste ano à Justiça Federal. A comissão assistente formada por Entidades Sindicais e o Conselho Estadual de Saúde (representando os usuários) também participam destas reuniões.
A proposta apresentada pelas entidades sindicais é de que os empregados públicos da Fundação sejam migrados para a Secretaria de Saúde. “Até o momento não vimos ainda nenhuma discussão efetiva a cerca da situação do funcionário caso haja o cancelamento do contrato com a Fundação Hospitalar. A nossa proposta é de que se tenha essa migração acabando com a problemática dos trabalhadores. Os anseios deles precisam ser respeitados”, disse Shirley Morales presidente do Seese.