Aconteceu na manhã de hoje, dia 07, a primeira Mesa de Negociação Permanente do SUS entre os representantes sindicais e os gestores da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS). O encontro foi realizado no auditório do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) para discutir pautas relacionadas à falta de segurança nas Unidades de Saúde da Família (USF), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e no próprio Cemar, como também, pleitear a reorganização do trabalho na área de Atenção Básica, rediscutir o horário de funcionamento do próprio Centro de Especialidades e o calendário para as próximas reuniões.
O Sindicato dos Enfermeiros (Seese) esteve representado pelas diretoras Paula Aparecida e Gabriela Pereira que aproveitou a ocasião e questionou se já existe algum protocolo com a finalidade de melhorar a segurança nas USF’s e no Cemar. O secretário de saúde, André Sotero e a consultora extraordinária para Assuntos Governamentais, Ana Débora, relataram que estão aguardando a transição da administração da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) para dar início.
Na próxima semana, André Sotero terá um encontro com o secretário de Segurança Pública (SSP), João Batista, e juntos marcarão uma nova reunião com o novo comandante da GMA, Fernando Lucas, para identificar as soluções para esta problemática que se agrava com o encerramento do contrato com a empresa que presta o serviço de segurança.
Ficou combinado que serão formados dois grupos de comissões para trabalhar respectivamente a reorganização do atendimento da Atenção Primária e o horário de funcionamento do Cemar, com a finalidade de se chegar a um consenso que proporcione melhorias tanto para os trabalhadores como para os usuários do SUS.