A Direção do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese) participou nesta manhã, 06, de uma audiência mediada pela procuradoria do Ministério Público do Trabalho (MPT) da 20ª região, com o objetivo de resolver a situação dos atrasos salariais dos enfermeiros e odontólogos do projeto Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Estância. Esses profissionais estão recebendo seus salários atrasados desde o mês de julho, e por este motivo, a greve deliberada na última assembleia realizada em 15 de setembro, terá início na próxima terça-feira, dia 11.
Durante a audiência, os representantes da Prefeitura de Estância confirmaram aos diretores dos Sindicatos do Seese e Sinodonto, que o salário referente ao mês de setembro será efetuado na segunda-feira, dia 10, cumprindo assim o quinto dia útil, pois a prefeitura deu ponto facultativo no último dia 04, em comemoração ao dia dos Agentes Comunitários da Saúde. Isso explica também o porquê de a greve não ter início no dia 10, como havia sido decidido em assembleia.
Com o intuito de prevenir novos atrasos salariais e o 13º salário, a procuradoria do MPT mediará novas audiências públicas até o fim do ano. A próxima já está marcada para às 09h00 do dia 04 de novembro. A direção do Seese acredita que essa mediação resolva essa questão. “A gente espera que não haja mais atrasos como esses. Os trabalhadores também precisam pagar suas contas, os juros de seus cartões e as despesas com a própria sobrevivência. Nós não queremos que eles vivam de novo a mesma situação do ano passado quando receberam o 13º salário de 2015, em junho deste ano após o movimento grevista”, disse a diretora Shirley Morales.
Na ocasião, a direção do Seese aproveitou a oportunidade e entregou laços rosas simbolizando a luta contra o câncer de mama, fazendo uma referência ao mês “Outubro Rosa”.