Breaking News

Sindicato dos Enfermeiros faz fiscalização na maternidade Santa Helena

As diretoras Gabriela Carvalho e Paula Sousa do Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Sergipe (Seese), estiveram na tarde da última segunda-feira dia 26 de novembro, na maternidade Santa Helena para fazerem uma fiscalização em loco para ver se o órgão vem cumprindo os critérios trabalhistas dos profissionais de Saúde.

A fiscalização teve como objetivo tomar conhecimento se a maternidade vem cumprindo com o acordo coletivo relacionado a piso salarial, jornada de trabalho, gratificações, além do descanso que é obrigado por lei , onde a instituição ou órgão tem que oferecer condições adequadas de repouso, durante o horário de trabalho, aos enfermeiros.

Durante a fiscalização as diretoras identificaram que a maioria dos enfermeiros da maternidade não têm noção de quanto recebe de insalubridade, além de muitos não acompanharem o contra-cheque, que só é disponibilizado se os enfermeiros requererem no RH da empresa.

As diretoras perceberam no decorrer da fiscalização, que existe uma superlotação na UTI infantil com um quadro reduzido de profissionais que termina sobrecarregando os trabalhadores.
Outros problemas denunciados por enfermeiros após rescisão do contrato com a maternidade foram: o não cumprimento do banco de horas, que é previsto no acordo, e as horas extras que são pagas não são discriminadas no contracheque. Quanto a isso, a gerente de enfermagem disse que para as horas ultrapassadas sao gerados banco de horas e convertidos em folga, mas não pode fornecer nenhuma documentação comprobatória.

Check Also

Diretoria do Seese dispara ofícios para hospitais e clínicas particulares de Sergipe questionando a implementação do piso salarial

O Seese tem agido proativamente em defesa dos direitos dos profissionais enfermeiros do estado. Recentemente, …