AVISO DO SEESE
Seese participa do CISTT em Brasília para discutir estratégias que garantam a saúde do trabalhador

Seese participa do CISTT em Brasília para discutir estratégias que garantam a saúde do trabalhador

O Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe (Seese) esteve presente no debate da 96ª Reunião Ordinária da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (CISTT), nos dias 24 e 25, em Brasília. Promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), os representantes das entidades presentes deliberaram a solicitação de apoio à Escola Nacional de Saúde Pública / FIOCRUZ para realizar pesquisa sobre o impacto da Reforma Trabalhista na Saúde do Trabalhador mediante acordo de cooperação técnica.

Dentro da programação também foram analisados critérios para habilitação e financiamento de Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST’s). Uma grande conquista dos trabalhadores foi a reinvindicação da CISTT junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) que revoga o parecer CFM 03/2017 a partir de julho deste ano, permitindo à empresa contestar o Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário emitido pelo INSS e anular uma licença médica.

De acordo com a diretora que esteve representando o Seese, Paula Aparecida, o evento foi democrático e importante ao alinhar com outros estados e com o próprio CNS, as estratégias para garantir a saúde do trabalhador em cada território, além de fortalecer a luta contra a Reforma Trabalhista.